A criminalidade e a violência, estão se configurando em um estado de verdadeira guerra civil, não mais se restringindo às grandes e médias cidades, atingindo até mesmo pequenas cidades do interior. Especialistas concordam que o criminoso não nasce criminoso. Por fatores como condição social, criação familiar, formação educacional e religiosa, vai formando seu caráter e sua personalidade. De acordo com essa formação, por vezes deturpada, tenderá a realização de ações anti-sociais como pichações, vandalismos e depredações de patrimônio, delitos de pouco poder ofensivo, e para as quais as policias, por sobrecarga operacional, não podem dar a atenção necessária ou adequada. A desordem, por sua vez, serve de elemento motivador que poderá, na ponta da linha, levar às ações criminosas. Por não encontrar quem coíba essas ações anti-sociais, alguns elementos encontram respaldo para partir para ações mais ousadas, e até mesmo à criminalidade.

                Considerando-se que a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, os municípios, através de suas respectivas Guardas Municipais, devem dar a proteção mais ampla possível a seus bens, serviços e instalações, devendo, neste caso, tolher todas as ações de indivíduos, quer de forma preventiva, ou repressiva, quando o objetivo for a preservação da incolumidade das pessoas, do patrimônio e dos serviços comunais.

                As Guardas Municipais são instituições civis, complementares à segurança pública, de cunho social, à nível municipal e regulamentada por legislação própria. Suas ações estão voltadas para o cumprimento dos Planos Diretores Decenais, das Leis Orgânicas de cada Município e dos Códigos de Posturas, atuando ainda nos hiatos deixados pelos órgãos de segurança pública.

                As ruas, praças e logradouros são bens públicos do Município e as Guardas Municipais devem proteger tais bens. Circunstancialmente, e na hipótese de algum malfeitor atuar naqueles locais, pode o guarda municipal utilizar-se de todos os meios disponíveis para deter a atividade delituosa. Contudo, se as Guardas Municipais tem que se apresentar como uma força de segurança comunitária, necessário se faz que busquem um caminho diferenciado do seguido pelas polícias existentes, criando uma imagem de instituição, inicialmente, orientadora e onde a repressão só ocorrerá nos casos excepcionais. Uma instituição onde o cidadão possa ver o guarda municipal, não como uma ameaça, mas como um amigo, protetor e aliado.
Partindo desses princípios, as Guardas Municipais podem atuar nos seguintes campos

• Segurança das instalações municipais;
• Segurança dos logradouros públicos municipais;
• Cumprimento às posturas municipais;
• Organização, fiscalização e orientação do trânsito, dentro da competência do Município;
• Apoio à Defesa Civil nos casos de calamidade pública;
• Apoio às ações de preservação ambiental;
• Proteção do patrimônio histórico, cultural, paisagístico e ecológico;
• Segurança das escolas municipais;
• Prevenção contra a venda e uso de drogas nas escolas;
• Ações de apoio às emergências pré-hospitalares;
• Apoio às ações de reordenamento urbano;
• Apoio às ações de desenvolvimento social;
• Apoio ao turista nacional e estrangeiro;
• Patrulhamento preventivo às ações criminosas, na área do município.


CURSOS QUE PODEM SER REALIZADOS

01- Curso de Formação de Guardas Municipais
Capacitar tecnicamente os candidatos, aprovados em concurso públicos para o exercício eficaz de suas funções institucionais, com respeito a dignidade humana e resguardando a imagem da Instituição.

02- Curso de Reciclagem para Guardas Municipais
Atualizar os conhecimentos técnicos dos guardas municipais, tendo por objetivo um melhor desempenho de suas funções institucionais;

03- Curso de Formação de Líderes
Capacitar guardas municipais para, como líderes, assumir o comando de pequenas frações, tendo em vista o cumprimento de missões operacionais.

04- Curso de Formação de Subinspetores e Inspetores
Capacitar guardas municipais líderes para o exercício das funções de comando, planejando, coordenando e supervisionando as atividades operacionais, conforme estabelecido no Plano de Carreira de cada Guarda Municipal.

05- Curso de Formação de Instrutores
Capacitar, técnica e pedagogicamente, guardas municipais, para as atividades de instrutoria, salvaguardando a filosofia própria da instituição, dentro dos interesses do Executivo Municipal.

07- Curso de Patrulhamento com Bicicletas
Capacitar guardas municipais a realização de patrulhamento com bicicletas utilizando-a de forma correta e eficaz, proporcionando ao patrulheiro realizar abordagens difíceis com segurança e perfeição.

09 - Curso de Operadores de Trânsito
Aprimorar os conhecimentos do GM, capacitando-o para operar no trânsito, de acordo com o estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro – CTB, desenvolvendo uma consciência orientadora e não punitiva, como proposta de exercício de cidadania, buscando inteiração eficaz com o munícipe.

10 - Curso de Patrulheiro da Ronda Escolar
Tem por objetivo habilitar o guarda municipal à para atuar na segurança física de alunos e professores das Escolas Municipais; propiciar a segurança patrimonial aos prédios escolares, visando ainda, a integração da Guarda Municipal com a comunidade escolar através de palestras e atividades lúdicas.

11 - Curso de Ações Sócio-Humanitárias
Desenvolver nos guardas municipais uma melhor compreensão da realidade de exclusão em que vive a população de rua, despertando-os para uma visão de agente de segurança, atuando como um instrumento no processo de transformação social, tendo como objetivo maior, o resgate da cidadania.

12 - Curso de Segurança de Autoridades
Preparar guardas municipais, técnica e taticamente, para desempenhar as funções de segurança pessoal de autoridades, no âmbito municipal.

13 - Curso de Instalações Vitais
Tem por objetivo preparar, tecnicamente, o guarda municipal, para prover a segurança de instalações vitais do Município, controlando a entrada e saída de pessoas, materiais e veículos, assim como preservando suas instalações, seus materiais, seu pessoal e as atividades ali desenvolvidas.

14 - Curso de Socorristas
Preparar guardas municipais, para prestar os primeiros socorros a acidentados, até a chegada do socorro especializado, desempenhando suas atividades com conhecimento, respeito e dignidade à pessoa humana, resguardando a imagem da Instituição.

15 - Curso de Inteligência
Preparar guardas municipais, para integrar o setor de inteligência da Instituição, habilitando-os para ao desempenho das atividades de busca, de acordo com os interesses do Executivo Municipal ou em apoio ao Departamento de Assuntos Internos.

16 - Curso para Condutores de Cães de Guarda
Preparar guardas municipais para o treinamento e condução de cães de guarda e posterior emprego em patrulhamento urbano, podendo também ser utilizados em apresentações sócio-culturais.

17 - Curso de Imobilização Tática
Preparar guardas municipais para a imobilização e condução de pessoas, em condições adversas, desempenhando estas atividades com conhecimento e respeito à dignidade da pessoa humana, resguardando a imagem da Instituição.

18 - Curso de Defesa Ambiental
Preparar guardas municipais para a fiscalização e preservação das reservas ecológicas e parques municipais, podendo também auxiliar nas buscas e resgate de pessoas extraviadas nessas áreas de preservação.

19 - Curso de Apoio Ao Turista
Preparar guardas municipais para apoiar o turista, nacional ou estrangeiro, em visita ao município. Uma adequada orientação contribuirá para que a visita se torne agradável e segura, levando, o turista, boa imagem da sua estada naquela cidade.


20- Outros cursos e palestras

Curso: Segurança comunitária
Curso: Patrulhamento de Praias
Curso: Resgate em Áreas de Difícil Acesso
Curso: Utilização de bastões e tonfas
Curso: Segurança Física de Instalações
Curso: Elaboração de Planos de Segurança Patrimonial
Curso: Observação Memorização e Descrição – OMD
Curso: Direção Ofensiva e Evasiva
Curso: Direitos Humanos e Cidadania
Curso: Relações Humanas no Trabalho
Palestra: A legislação penal e a atividade de segurança pública
Palestra: A influência das drogas no ambiente de trabalho e na família
Palestra: A influência do álcool no ambiente de trabalho e na família
Palestra: A importância do planejamento familiar
Palestra: A religião e sua influência na família e no trabalho
Palestra: A administração do salário